Tratamentos médicos capilares

Tricologia

O que é a Tricologia

Tricologia é o ramo da dermatologia que se dedica especificamente ao estudo das doenças do couro cabeludo. Existindo mais de 50 tipos diferentes de alopecia, torna-se fundamental efetuar um diagnóstico preciso para selecionar o melhor tratamento adequado e individual para cada paciente.

A nossa consulta de Tricologia conta com os melhores profissionais centrados no rigor científico e tecnologia avançada, oferecendo um excelente serviço no diagnóstico das diferentes doenças relacionadas com o couro cabeludo. Dispomos de técnicas “de ponta” centradas no tratamento específico de perda de cabelo e na diminuição da sua densidade, no estimulo do seu crescimento, incluindo outros problemas capilares associados.

Consulta de Tricologia

O responsável por esta consulta especializada é o Dr. Diogo Pereira Forjaz, FEBDV, MBA, dermatologista com diferenciação em tricologia já ao longo de vários anos. Os exames realizados na consulta serão essencialmente não-invasivos, contando com a mais recente tecnologia disponível para o diagnóstico e monitorização de patologias existentes, tais como a tricoscopia digital baseada na dermatoscopia, lente com luz fluorescente e sistema clínico fotográfico. O nosso objetivo principal baseia-se na proposta de um tratamento personalizado adequado, efetuando um acompanhamento individualizado consoante a patologia apresentada. Contando com uma equipa multidisciplinar nesta área, será efetuado um estudo laboratorial quando a situação clínica se justifique, nomeadamente para excluir causas sistémicas de queda de cabelo, como também um exame microbiológico, microscópio e/ou histopatológico capilar. Dos quadros clínicos mais frequentes, destacam-se o deflúvio telogénico (queda de cabelo transitória ou permanente), alopecia androgenética tanto em mulheres como em homens, dermatite seborreica, alopecias cicatriciais, entre outros casos.

Na consulta:

Triscoscópia Digital

Equipamento dermatológico que amplia a superfície cutânea, proporcionando o exame direto dos folículos pilosos e do couro cabeludo (até 100 vezes do seu tamanho) de forma não invasiva e indolor. Esta técnica analisa a densidade dos folículos pilosos por centímetro quadrado, bem como observa as características estruturais do cabelo, as suas estruturas adjacentes e, eventualmente, as suas doenças associadas.

Lente com luz flurescente

É um método complementar que permite analisar a estrutura dos cabelos e do couro cabeludo, assim como o seu estado seborreico e as diferentes patologias infeciosas. Após este exame, o dermatologista avaliará o conjunto dos estudos analíticos realizados baseados num protocolo definido. Caso seja necessário, será apresentada a terapêutica específica mais adequada a cada caso clínico.

Monitorização Fotográfica

Permite a realização de imagens dos cabelos e do couro cabeludo com a mais alta qualidade, com o objetivo de se obter um controle evolutivo adequado, bem como a comparação direta das imagens obtidas a cada visita médica. Este método permite uma monitorização determinada de cada caso clínico, sendo possível acompanhar a evolução da doença em causa, proporcionando uma proposta terapêutica individualizada de forma mais objetiva.

Antes e depois:

Tratamentos:

Os protocolos terapêuticos da nossa clínica são cientificamente garantidos ​​como os mais eficazes no crescimento capilar, na prevenção e tratamento da queda de cabelo, tanto no sexo masculino como no sexo feminino. Todos os planos são individualizados e adaptados a cada paciente.